E hoje completo a minha volta ao sol. Uma idade mais de vida ou uma menos para a nossa única certeza…

Hoje é o dia que completo mais um ano dessa jornada, que me surpreende, me encanta e me enlouquece. Uma jornada que dê tempo em tempo, me convida a provar do que sou capaz e de como resolver os mais improváveis medos e desesperos.

Desde que me mudei para Europa, os meus aniversários perderam a força. Antes eram totalmente organizados com meses de antecedência e sempre cercados dos amigos da vida. Agora, ou são inexistentes ou bem menores do que o aceitável. É parte da minha escolha, mesmo a Dna. Lúcia me obrigando a comprar um bolo para comemorar meu dia, não é algo que aconteça normalmente. Sou muito mais do time de comer umas coxinhas e tomar algumas cervejas para relaxar e pensar nos caminhos tortuosos e/ou gloriosos que tomamos para chegar até aqui…

Me orgulho e me divertido muito ao ver que mudo MUITO durante o ano. São essas reflexões que me dão energia e alegria para me desafiar e desenhar novos limites, onde antigamente o papel não chegaria. Fico realmente emocionado em olhar para os anos passados e ver que a essência continua intacta, mas é imensurável o quanto ganhei de visão de mundo, convivência, aprendizados e o quanto eu me fortaleci com as muitas derrotas e surpresas que o caminho me reservou…

Dizem que quanto mais velho, as manias e teimosias cultivadas pelos anos se enraízam cada vez mais. E, como bom ariano, admito que estou no meu auge de manias rotineiras e minhas irritações andam cada vez mais latentes. Tudo isso, obviamente, é porque cada ano que passa, a gente fica mais próximo do fim do nosso livro. E a gente precisa terminar todo o estoque nesse tempo hábil que não nos deixam saber qual é.

Hoje, de novo, não tem festa grande. Não tem aquela multidão sem sentido, cantando “parabéns” sem vontade. Não tem abraços que não me acrescentam nada. Mas tem as lembranças necessárias, as piadas bem colocadas e um acervo de bom tamanho de momentos que eu cultivei e resolvi viver da maneira que se encaixa e faz sentido para mim.

Com os anos eu aprendi que o dia 27 de março é o melhor dia do ano. Não porque é meu aniversário, mas porque eu decidi que é esse dia que eu me alegro pela vida que eu decidi viver e pelas poucas, mas importantes mensagens que recebo de vários cantos desse mundo que provam, por a+b, que eu sou lembrado com alegria, carinho e com uma lembrança engraçada e que enche o coração de orgulho por fazer o certo e ser parte da vida das outras pessoas também.

Feliz aniversário para mim e muito obrigado!