É quase uma arte silenciosa e que passa despercebida a maior parte do tempo se você souber aplicar…

Quando a resposta não é necessária no momento, ou até mesmo não interessante para o caminho do diálogo, uma resposta sem resposta é uma das melhores soluções existentes. Quando feita de maneira leve e despretensiosa, a resposta fica completa mesmo sem o principal assunto ser mencionado. É o famoso dizer sem dizer, mas sem parecer um inepto ou despreparado como alguns políticos do nosso país…

E é uma habilidade que liberta, pois é possível provar que tal questão ficou “no vácuo” e facilmente, se depois for do seu interesse, você pode iniciar uma discussão com o tema adequadamente.

Por exemplo, não faz sentido reclamar de uma tarefa do seu trabalho, quando é você é novo na empresa e nem sabe muito bem o que é necessário ou realmente relevante ali. Faz sentido discutir isso nas primeiras semanas ou fugir dessa pergunta, de maneira educada e transparente, para discuti-la nos próximos meses, com melhor visão e conhecimento da empresa e do projeto como um todo?

Responder sem resposta não é mentir! Muita gente confunde tal situação e estão totalmente errados. Você apenas foge hoje do assunto, com uma ironia ou piada leve, apenas para dizer que falou algo e deixa o tema guardado para que amanhã você possa discutir com melhor intensidade. O famoso “digere melhor para que você possa enxergar tudo com mais calma”…

E o fato de mentir pode estragar tudo. Pois se dizer “X” hoje e semanas depois voltar ao mesmo assunto e falar “B”, a coisa muda de figura e você pode acabar perdendo argumentos e credibilidade desnecessariamente.

E eu uso isso bastante – profissionalmente e pessoalmente – quando o tema ainda é novo ou a discussão pode ir para um grau onde ainda não tenho opiniões ou argumentos suficientes para levá-la adiante. E assim vamos. Respondendo hoje ou não, o importante é sempre parecer disposto a qualquer ponto do dia ou da vida…